Moda canábica: uma tendência que veio para ficar e que promete revolucionar com estilo, sustentabilidade e significado
A moda canábica não é uma novidade tão recente, mas nos últimos anos entrou no radar fashion. Um movimento global de buscas por soluções para tornar a indústria têxtil menos desperdiçadora, mais ética e mais limpa despertou o interesse pelas fibras e matérias primas alternativas e essa onda pegou! Cannabis está, literalmente, na moda!
Renomados estilistas têm apostado na imagem da folha em suas criações, além de cada vez mais utilizarem o tecido de cânhamo por sua durabilidade, sustentabilidade, biodegradabilidade e versatilidade.
Esqueça aquela imagem de camisetas tie-dye sem qualidade e chapéus cafonas com a folha desenhada. Hoje em dia, quando falamos de moda canábica, o que vem à mente são designs atuais e cheios de estilo e qualidade!
Sabemos que o cânhamo tem sido usado na indústria têxtil há séculos, mas a cena canábica fashion, sem dúvida, passou por uma super transformação. Agora, é fácil encontrar roupas e acessórios que se encaixam em qualquer ocasião e têm diversas peculiaridades.
São muitas as vantagens dessa alternativa. Além de consumir setenta por cento menos água em seu cultivo em comparação ao algodão, já se sabe que o tecido possui propriedades antibacterianas, ajudando a inibir a propagação de microrganismos. Imagine só, um tecido com resistência duas vezes e meia superior à das fibras convencionais, que se destaca por liberar menos partículas biodegradáveis ao ser lavado, contribuindo para a redução dos microplásticos nos rios e oceanos. É muito top!
Em todo mundo e aqui no Brasil existem centenas de marcas que utilizam a fibra como matéria prima para produzir uma infinidade de produtos dessa natureza. De roupas a guardanapos, roupas de cama e até capas de instrumentos musicais. Quando o assunto eh o cânhamo, a criatividade não tem limites!
Mas precisamos concordar que a influência da cannabis na moda transcende às qualidades do tecido — ela também define o estilo. O “cannabis-lifestyle” se torna cada vez mais notável. De certa forma, a expressão da moda abre espaço para temas sobre aceitação, sustentabilidade e criatividade, acompanhando a evolução da percepção da cannabis e da cultura que a rodeia.
Fato é que, seja transformada em peças da alta costura, representada por ícones culturais como celebridades, influenciadores ou utilizada como matéria-prima na indústria têxtil, a folhinha de sete pontas está em alta! Certamente, o futuro promete ainda mais inovações e diversidade.
Relacionado