Imagem do Post
Publicado: 2024/10/03

Cannabis no mundo dos esportes

Um novo capítulo no UFC 2024: a maconha deixa de ser proibida em política antidoping

Recentemente, o maior torneio de artes marciais mistas do mundo, UFC (Ultimate Fighting Championship), surpreendeu a todos ao anunciar algumas mudanças em seu programa antidoping, e a cannabis não faz mais parte da lista de substâncias proibidas. Isso mesmo, galera, os lutadores agora podem relaxar sem medo de punições. A mudança segue a tendência de outras ligas esportivas, como a NBA, que já permitiam o uso da erva.

A nova legislação entrou em vigor em 31 de outubro de 2023 e foi recebida com entusiasmo pelos atletas. A decisão reflete a crescente aceitação da verdinha na sociedade, inclusive no mundo esportivo, já que estudos têm mostrado os benefícios medicinais da cannabis, especialmente no tratamento de dores crônicas e ansiedade.

De acordo com Hunter Campbell, diretor de negócios do UFC, as alterações implementadas têm como objetivo tornar o programa de competição o mais inovador entre os esportes profissionais. Como não há evidências científicas que demonstrem que a cannabis possa melhorar o desempenho dos atletas ou camuflar o uso de drogas de alta performance (PEDS), os órgãos reguladores consideraram acabar com as punições para quem testar positivo para a substância.

Após o término da parceria entre a USADA e o UFC, houve também uma reestruturação na gestão do programa antidoping da empresa. Agora, a coleta de exames é realizada pela Drug Free Sport International (DFSI) ou por uma de suas afiliadas contratadas. Por outro lado, a análise dos testes é conduzida pelo Laboratório de Testes de Medicina Esportiva e Pesquisa (SMRTL), acreditado pela Agência Mundial Antidoping (WADA).

Entrar na lista de espera.
Flora Urbana
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.