Startups que Transformam a Indústria Canábica: Conheça os Destaques
O movimento da cannabis não é novidade para ninguém. Até os perfis mais conservadores já se renderam a ideia de que a “erva é natural e não pode te prejudicar” (Planet Hemp). Brincadeiras à parte, mas graças aos avanços nos estudos medicinais, os benefícios da maconha para a saúde estão sendo comprovados, desmistificando sua imagem de vilã. A procura por produtos à base de cannabis só aumenta, assim como a aceitação em todos os cantos do mundo, em todas as camadas da sociedade. Claro que essa crescente encheu os olhos de investidores e as startups abriram caminho para uma nova era. É o futuro verde chegando com tudo!
Ainda que seja difícil mensurar o tamanho da indústria no Brasil, estima-se que o mercado movimente bilhões de reais por ano em diversos setores que estão surfando nessa onda. A indústria farmacêutica ainda domina, mas a “Marijuana” já conquistou espaço em diversos ramos, como cosméticos, alimentos, bebidas, textil, tabaco, biocombustíveis, construção e muito mais. Diante desse potencial, as startups estão apostando cada vez mais pesado em tecnologia e inovação para atender todas as demandas do mercado e dos órgãos reguladores.
A The Green Hub, aceleradora de startups, é responsável por impulsionar aproximadamente 80% das novas empresas do mercado no Brasil. Com um portfólio de dezenas de marcas em estágio inicial, a organização oferece suporte e orientação para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
Ao analisar as estatísticas, é impressionante observar que somente o mercado de medicamentos à base de cannabis gerou uma movimentação de mais de R$ 800 milhões no Brasil em 2024. Além de toda a versatilidade da planta para diversas aplicações industriais, lembrando que ainda existe o promissor mercado de consumo recreativo.
A Kaya Mind, empresa brasileira especializada em pesquisa e consultoria de inteligência de dados da erva, fez uma previsão que chamou atenção: R$26 bilhões em apenas quatro anos após a legalização.
É um apontador que incentiva!
Enquanto aguardamos a liberação, as iniciativas seguem se multiplicando. Temos matéria-prima de sobra, estamos aprimorando a tecnologia e preparando a pista para um mercado que está só esquentando as turbinas para decolar.
Se liga em algumas empresas que têm se destacado no mercado.
Que os empreendedores aproveitem as oportunidades! E a gente mais ainda!